SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
PAIF - Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família

O que é?

Um trabalho social,continuado, com famílias , tendo a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenindo a ruptura de seus vínculos, promovendo e contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.

Etapas para a realização deste serviço

Ao ser atendido o usuário preenche uma ficha cadastral com seus dados e o serviço solicitado e é informado que sua solicitação será atendida de forma imediata.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial: - Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais; - Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas; - Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; - Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

Formas de Atendimento

Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.

Regularidade da Oferta

Segunda à sexta-feira, de 7:00h às 11:00h e 13:00 ás 17:00h.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

Documentação pessoal

Formas de Prestação de Serviços

Grupal ou atendimentos individualizados conforme epecificidade

Informações de Acesso

Demanda espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial.

Metodologia Utilizada

Realização de atividade individual e coletivas com famílias em vulnerabilidade social.

Locais de prestação do serviço

CRAS - Rua São Paulo nº 612 - centro - de frente a Câmara de Vereadores de São João da Fronteira-PI

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Conforme Demanda

Padrão de qualidade esperada

Bom

agendamento

Imediato

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA

Endereço: Rua Dezoito de Dezembro s/n
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA
Horário de Atendimento: De 7:00 às 13:00

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